Blog



5 Dicas para diminuir custos no Agronegócio


5 Dicas para diminuir custos no Agronegócio

Jan 04 - 2018


Em períodos mais turbulentos, reduzir os custos de um agronegócio tem se mostrado funda-mental para sobrevivência do mesmo. E essa redução não precisa acontecer através do corte de funcionários, ela pode começar com pequenas atitudes organizacionais bem simples:

1. Estude quanto custa cada item
Um negócio de sucesso passa, invariavelmente, por uma boa gestão. E por boa gestão, enten-demos que o conhecimento pleno de todos os custos de produção são fundamentais para reduzi-los. Por isso, procure entender o quanto custa cada item do seu processo, pois do resultado é sempre possível tirar pontos que podem ser melhorados.

2. Planeje e antecipe as compras
Com um bom planejamento é possível se programar para antecipar a compra de insumos. A vantagem de comprar antecipado é poder negociar o valor de compra, já que os fornecedores também precisam manter suas empresas saudáveis.

Antecipar a compra de fertilizantes, por exemplo, pode gerar bons descontos em relação às compras no pico da safra. Planeje, negocie e procure sempre bons negócios.

3. Faça um estoque
Com a antecipação das compras, como mencionado no item anterior, é necessário montar um estoque para receber os insumos. Isso permite estar preparado para qualquer escassez no mo-mento da safra, o que é benéfico para quem já tem estoque formado. Mas não faça estoque apenas dos insumos, aproveite e tenha quantidades extras de peças de manutenção, que são muito úteis na rotina do campo.

4. Reduza os desperdícios ao máximo
Apesar de parecer óbvio, reduzir desperdício exige bastante atenção. Em muitos momentos não conseguimos enxergar a “torneira aberta” diante do nosso nariz. Por isso é importante sempre rever os processos, se aproximar mais das planilhas financeiras e ficar atento com a tecnologia. Qualquer coisa que não receba a devida atenção pode gerar desperdício de dinheiro para o agronegócio.

5. Busque e utilize mais tecnologias
As tecnologias não são úteis apenas nos centros urbanos. Existem várias inovações que podem ser úteis no campo: sensores para controle de água, computadores para controlar energia e lâmpadas inteligentes são alguns dos exemplos que ajudam a economizar. Esteja sempre atento!
E não esqueça: estamos sempre aqui para tirar suas dúvidas e te ajudar na compra dos melhores produtos.

Conclusão
Reduzir custos é uma tarefa difícil e que exige constante monitoramento e aperfeiçoamento dos processos. Por isso, sempre estude o mercado em busca de inovações de produtos ou pro-cessos que possam ajudar a economizar.


Olá! Clique no consultor abaixo e entre em contato automaticamente via WhatsApp.