Blog



Cuidados indispensáveis com os Rolamentos de Máquinas Agrícola


Cuidados indispensáveis com os Rolamentos de Máquinas Agrícola

Jan 04 - 2018


Os rolamentos são partes fundamentais das máquinas agrícolas que requerem cuidado e atenção. As manutenções preventivas ainda são a melhor maneira de evitar panes e acidentes causados por problemas não previstos. Além disso, em momentos de crise, é mais inteligente evitar custos desnecessários, principalmente por falta de cuidado com os equipamentos. Listaremos alguns cuidados indispensáveis para evitar maiores dores de cabeça sobre esse assunto.

Lubrificação dos rolamentos
A lubrificação correta e constante, com graxa e óleos de qualidade, evitará que o rolamento seja danificado por estar ressecado. Mesmo se o ambiente não tiver grande concentração de poeira, preste sempre atenção nesse item - de preferência a cada final do expediente, se possível.

Cuidado com o armazenamento
O correto armazenamento dos rolamentos deve considerar a umidade do ambiente, pois em locais muito úmidos - acima de 60% - podem ser prejudiciais às peças. Além disso, a embalagem original sempre deverá ser mantida, sendo retirada apenas e exclusivamente para uso. Isso evitará oxidações, contaminações e ferrugens.

Manutenção somente por profissionais qualificados
A manutenção sempre deve ser feita por profissional capacitado, evitando acidentes e prejuí-zos por trocas erradas. Também é importante que ela seja feita utilizando ferramentas adequadas para tal finalidade - em caso de dúvidas, sempre siga as instruções de instalação do fabricante, caso existam. Nessa hora, improvisos não devem ser permitidos!

Outros itens importantes para considerar
O operador da máquina deve estar sempre atento para barulhos estranhos durante a utilização. Rolamentos desgastados fazem barulhos, que podem ser percebidos com o mínimo de atenção. Por isso é importante se atentar com os “sintomas” que as máquinas apresentam.

Outro fator para consideramos é a qualidade das peças. Evite comprar peças recondicionadas ou de qualidade duvidosa. Por mais que custem mais, invista em peças recomendadas por fabricantes, pois o prejuízo certamente será evitado.

Por último, a utilização do maquinário em condições normais de trabalho também é fundamental na conservação dos rolamentos, assim como das outras peças presentes. Permita a utilização correta da máquina para o trabalho que foi designado, assim acidentes e prejuízos serão evitados.


Olá! Clique no consultor abaixo e entre em contato automaticamente via WhatsApp.