Blog



Cuidados fundamentais com Máquinas Agrícolas!


Cuidados fundamentais com Máquinas Agrícolas!

Jan 04 - 2018


A conservação de máquinas agrícolas é fundamental para o equilíbrio financeiro de um agronegócio. Isso acontece pelo alto investimento feito ao se adquirir tais máquinas - algumas chegam na casa dos milhões de reais. Mas conservar os equipamentos é uma tarefa simples e rotineira, por isso listaremos dicas para mantê-las em perfeito estado, tanto para uso, quanto para os períodos ociosos.

Tratores

Os tratores devem ser constantemente lavados para que haja a remoção de qualquer resíduo não natural. Terra, folhas ou produtos químicos podem ser removidos com água morna e sabão neutro. O procedimento ideal é que seja diário, acontecendo após o término do dia de trabalho e também para armazenamento.

Plantadeiras

As plantadeiras devem receber, basicamente, os mesmos cuidados dos tratores. Lavagem completa, lubrificação e manutenção de peças eventualmente danificadas devem receber atenção especial. Durante o uso diário é importante dar atenção à caixa de sementes, que devem ser revisadas para evitar que fiquem entupidas, já que alguns grãos podem variar de tamanho.

Pulverizadores

Os pulverizadores devem receber atenção especial nos compartimentos que recebem material químico. O resíduo desse material pode ocasionar a corrosão do compartimento ou das mangueiras, impedindo que a máquina funcione corretamente durante o uso. Também é importante dar atenção aos sistemas de vedação, com a finalidade de impedir que o produto químico vá para locais inapropriados, dentro do veículo. Para o resto do equipamento, o cuidado deve ser o mesmo que os tratores e plantadeiras, tanto para períodos de uso, quanto de armazenamento.

Colheitadeiras

As colheitadeiras devem receber atenção especial nos compartimentos onde pode haver acúmulo de material. Esse tipo de manutenção , que poderá ser uma limpeza completa ou troca de peças danificadas, é aconselhável que aconteça sempre ao fim do dia de trabalho, assim a máquina poderá desempenhar seu papel em pleno funcionamento. Para peças que podem perder a tinta devido ao uso, é importante cuidar para que essas partes não enferrujem e diminuam a vida útil do equipamento.

Cuidados gerais para máquinas em uso diário

- Lavar cuidadosamente toda a máquina, com produto apropriado;
- Fazer a regulagem de motores;
- Lubrificar as partes mecânicas que se movimentam;
- Retocar a tinta das partes que sofrem o desgaste ao entrar em contato direto com o produto;
- Trocar filtros de ar e óleo;

Cuidados gerais para máquinas armazenadas

- Para os períodos de armazenamento, ligar o motor das máquinas uma vez por semana, deixando-os funcionar por, aproximadamente, 10 minutos;
- O ar condicionado - sempre que existir - deverá ser ligado nesse período semanal, pois essa ação evitará a oxidação do sistema de ar;
- As baterias devem ser removidas, limpas e armazenadas em local seco e arejado;
- Manter as máquinas em local seco, protegido da ação do tempo; não aconselhamos deixá-las no campo cobertas por lonas, pois nesse caso pode-se formar uma espécie de estufa que vai danificar a pintura e até mesmo potencializar a corrosão da máquina, ainda mais se ela não foi lavada corretamente após o uso;
- Manter os tanques de combustíveis cheios e com aditivos específicos para evitar a corrosão;

Cabe também ao operador da máquina estar atento para barulhos, ruídos e cheiros incomuns presentes na mesma. Com essas práticas, as máquinas serão conservadas por mais tempo e poderão garantir a qualidade esperada durante o uso, evitando prejuízos financeiros para o produtor rural.


Olá! Clique no consultor abaixo e entre em contato automaticamente via WhatsApp.