Blog



5 dicas de manutenção para tratores agrícolas!


5 dicas de manutenção para tratores agrícolas!

Jan 04 - 2018


Os tratores agrícolas vieram para facilitar e substituir uma mão de obra que sofria com as intempéries de exposição ao clima e trabalho intenso nos campos. Se antes era necessário o trabalho braçal para colher, plantar e arar, hoje os tratores agrícolas modernizaram as fazendas e centros de distribuição da agricultura, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores que operam essas máquinas.

É preciso que esses trabalhadores tenham capacidade para operação dos equipamentos, uma vez que tende a ser perigoso o manuseio, devido ao peso não só da máquina, mas também de suas peças complementares. Os tratores agrícolas também devem ser bem cuidados para que a agricultura não seja prejudicada. Então, se você quer saber algumas dicas de manutenção dessas máquinas, você começou a ler o texto ideal!

Aqui mostraremos os principais conselhos para gerenciar esses maquinários tão importantes e imprescindíveis para a zona rural.

1ª dica: armazenamento de peças

Como qualquer outro “veículo”, os tratores agrícolas possuem peças específicas que podem ser encontradas com facilidade, dependendo do problema. Por isso, é indicado que você faça armazenamento de peças “coringas” e repetidas para que não seja necessária a compra de mais peças. Então, monte um estoque de correias, filtros e fusíveis, por exemplo. Lembre-se de colocar essas peças em um ambiente organizado, sem umidade e bem ventilado.

2ª dica: filtro de ar

A maioria dos tratores agrícolas possui filtros que garantem a purificação de ar dentro do motor do trator. Assim, é necessário limpá-lo algumas vezes (5 vezes a quantidade máxima) para que não haja infiltração de água e acúmulo de poeira.

3ª dica: sistema de combustível

É preciso realizar uma drenagem do filtro de combustível diariamente antes de utilizar o trator agrícola para que sejam eliminadas as impurezas de dentro do filtro, caso contrário, pode aquecer e danificar o sistema.

4ª dica: radiador

O radiador é uma peça muito importante para que o trator funcione corretamente e que seja estendida a vida útil da máquina. Para que isso ocorra normalmente, você precisa verificar a água do radiador diariamente e limpar a parte externa do aparelho com o intuito de não superaquecer o motor e impedir a circulação de ar no trator agrícola.

5ª dica: pneus

Calibrar os pneus do trator é vital para que a durabilidade da peça e da máquina se estenda. Então, calibre-os frequentemente para que haja maior aderência ao solo e de modo a não patinar ao realizar a tarefa nos campos.


Olá! Clique no consultor abaixo e entre em contato automaticamente via WhatsApp.